“Não basta só portar uma arma e ter um treinamento básico”, adverte especialista em segurança urbana

02/07/2019 - 22:29 - Por Equipe Sindojus

8AC0523E-23C2-4FB5-88E0-4028BFAB9D31Agente do Poder Judiciário Federal, Joilton Batista de Andrade proferiu palestra, na tarde da última quinta-feira (27), no auditório do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-PB), sobre o tema “Procedimento de Segurança Urbana”. A palestra foi destinada a Oficiais de Justiça e outros profissionais do Poder Judiciário da Paraíba.

A essência da palestra, segundo ele, foi fazer com que os Oficiais de Justiça, que não tem conhecimento técnico, consiga visualizar situações que atentem contra a segurança para minimizar riscos contra sua vida e as vidas dos seus familiares. “Em síntese: dar conhecimento ao cidadão, que não têm a visão aguçada de segurança, para minimizar riscos contra sua vida, as vidas dos seus familiares e a defesa do seu patrimônio”, reforçou.

Segundo ele, os Oficiais de Justiça estão sujeitos a uma violência maior e desenfreada, em função do cumprimento de alguns mandados, que muitas vezes são desfavoráveis à parte contrária. Joilton Batista concorda que eles portem armas, no exercício da profissão, desde que sejam submetidos a treinamento para lidar com uma possível futura realidade.

“Não basta só portar uma arma e ter um treinamento básico. É preciso que tenham conduta, uma complementação para que possam desempenhar a profissão deles e garantir a própria segurança”, declarou.

A apresentação do palestrante coube ao vice-presidente Joselito Bandeira, que destacou ser o assunto de suma importância para o desempenho das funções dos Oficiais de Justiça. “O tema é pertinente e faz parte da valorização que devemos ter”, afirmou.

Por sua vez, o presidente Benedito Fonsêca vaticinou que o conteúdo apresentado na ocasião, será disponibilizado em outros eventos a serem realizados pelo Sindojus-PB para mais filiados e pessoas interessadas.

Quem é

Joilton é graduado em Direito, tem pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil. É oficial do Exército e foi agente de Polícia Civil da Paraíba, formado pela Acadepol-PB. É instrutor credenciado pela Polícia Federal em sete disciplinas do Curso de Formação e Reciclagem de Vigilantes.

Tem curso de instrutor de armamento e tiro. Também tem curso de perito judicial e outros cursos na área de segurança. Tem experiência em cursos de formação de condutores de veículos no Exército Brasileiro e foi instrutor de diversas disciplinas na instituição.


Sobre o Autor

Equipe Sindojus

Comentários

Ainda não existe comentários.

 

COMARCAS

LOCALIZAÇÃO

  • Rua Maximiano Chaves, CASA Nº 60

  • JAGUARIBE - 58015-030

  • JOÃO PESSOA/PB

  •  

  • (83) 3513 8234

FUNCIONAMENTO

  • Segunda a quinta-feira

  • das 08:00 às 17:00 horas

  •  

  • sexta-feira: 08:00 às 14:00

SOBRE

  • Foi fundado em 13 de março de 2003. Sua sede se localiza na cidade de João Pessoa, capital do estado. É a única entidade do Poder Judiciário da Paraíba, com quadro de filiados homogêneo, formada só por Oficiais de Justiça. Tem como objetivo maior agregar e fortalecer a categoria, em torno da luta pelos direitos a ela pertinentes.

  •  

  • SAIBA MAIS